Ações curatoriais - Santa Catarina foi a primeira residência de curadores realizada no Brasil, uma iniciativa de Kamilla Nunes, Beatriz Lemos (Brasil) e Marta Mestre (Portugal), com a coordenação do Instituto Meyer Filho (Florianópolis, Brasil).

 

Nasceu da constatação que a curadoria no Brasil, mesmo com sua gradativa visibilidade, necessita estruturar as suas práticas, profissionalizar os seus agentes, criar redes de intercâmbio que possibilitem desenhar estratégias comuns, e formular “pensamentos curatoriais” pela geração de profissionais que atuam em alguns dos mais importantes espaços e instituições do país. 

 

A experimentação é um exercício necessário à curadoria e constatamos a necessidade de promover práticas fora dos formatos institucionalizados de incentivo à cultura, que contribuem para o engessamento da nossa ação.

 

Florianópolis/ Santa Catarina acolheu a primeira edição de Ações Curatoriais, e o objetivo foi realizar este projeto em outros estados do Brasil.

 

Durante 10 dias, 10 curadores atuantes tanto no Brasil quanto na América Latina e Europa, com diversos tipos de experiências (institucional, independente, crítica, edição, escrita, prática artística, etc.), estiveram reunidos para imersão, troca, visitas a ateliers de artistas de Santa Catarina, debate e apresentação de suas práticas curatoriais. 

 

Ações Curatoriais - Santa Catarina foi realizado através do Prêmio Elisabete Anderle e contou com a parceria do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, que acolhe o programa público: debates e apresentações. 

 

Ficha técnica:

Som

Rodrigo Ramos

Assessoria de Imprensa

Luciana de Moraes

Programação visual do catálogo

Estúdio Drüm

Abertura/Fechamento

Bernardo Zabalaga

Realização

Instituto Meyer Filho

Patrocínio

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

Apoio

Universidade do Estado de Santa Catarina, Museu da Escola Catarinense, Universidade Federal de Santa Catarina

Agradecimentos

Sandra Meyer, Sandra Makowiecky, Joi, Pousada Mar de Dentro, Fred Gorsky, Juliana Schmidt, Nilton Santo Tirotti, Carlos Franzoi, Ane Fernandes, Mery Nunes, Josué Mattos, Daniele Zacarão, Fabíola Scaranto, Karina Zen, Roberta Tassinari, Fê Luz, Diego de los Campos, Bill Luhmann, Joelson Bugila

e Bianca Tomaselli.

Organização

Beatriz Lemos Kamilla Nunes Marta Mestre

Curadores

Andreza Gomes
Beatriz Lemos Fernando Boppré Gabriela Motta
Júlio Martins
Kamilla Nunes
Maria Montero
Marta Mestre
Paulo Miyada
Santiago Garcia Navarro

Artistas

Bernando Zabalaga Carlos ASP
Jorge Menna Barreto Nelson Félix

Rafael RG Raquel Stolf

Colaboração

Karina Zen Cláudia Cárdenas Bil Luhmann Gregori Homa

Design Gráfico

Leandro Pitz

Produção

Elisa Schmidt Sarah Pusch

Fotografia

Giba Duarte Sarah Push Elisa Schmidt

Filmagem e edição

Rosana Cacciatori

 

Arquivos Relacionados